quinta-feira, 9 de maio de 2013

Pequeninos



Li uma breve matéria hoje, que em uma escola infantil municipal da zona norte de São Paulo, proporciona aulas de ioga para os baixinhos que ali estuda. Achei incrivelmente estupendo tal iniciativa.

O motivo? Por serem crianças que passam a maior parte do tempo na creche, e sofrem algum tipo de violência em casa, uma professora tomou a iniciativa de cuidar desses pequenos notáveis de uma forma onde eles possam se sentir acolhido.

Lógico que o ioga que ela ensina para os pequeninos não é na mesma intensidade que um estúdio personalizado proporciona. As crianças, que tem cerca de 3 aninhos  e precisam começar de uma forma divertida, pois senão, a atenção volta-se para outra coisa. E tudo começa num passeio pelas nuvens, depois uma saudação ao sol, depois várias posturas e no final, fecham os olhinhos para um relaxamento. A ideia e desenvolver a parte física e emocional dos alunos, o respeito pelo próprio ser e pelos colegas, uma forma de estimular a criatividade, a autoestima, o desenvolvimento do caráter dessas crianças.

E para as crianças menores, há uma sessão de massagem indiana. Crianças agitadas aos poucos se rendem as toques da massagem e caem no sono, com tal gesto de carinho e segurança que sentem.

Eu fiquei tão feliz com tal matéria, que um fio de esperança despertou dentro de mim. Saber que essas 111 crianças, de idade variáveis de 11 meses à 3 anos, idade que começam a descobrir a própria personalidade, relações familiares e relações interpessoais, é importante que o ambiente onde estudam trabalhe no encontro o equilíbrio, apesar de todas as coisas ruins que possam acontecer ou que acontecem a elas. Um momento de puro luxo e atenção, que eles devem se explodir de alegria por receber tanto carinho.

Essa linha pedagógica será muito útil hoje e no futuro, educando crianças para coisas boas da vida, e moldando o caráter de cada uma delas, assim como, amenizando os traumas que elas possam estar vivendo – uma válvula de escape. 

Uma luz no final do túnel qual todos estávamos esperando. E aqui deixo meu agradecimento pelo mentor da ideia e por cada pessoa que executa tal arte em benefício de todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário