sexta-feira, 24 de maio de 2013

O lado positivo



Meu namorado, em momento algum, o ouvi falar mal de alguém, ou ter uma visão negativa. Alias, ele pode ter ate uma visão negativa de determinada pessoa, mas nunca chegou a comentar.

Raridade isso, né? Você conhece pelo menos uns 60% de pessoas que reclamam de outras pessoas, só enxergam o lado ruim delas e assim por diante.

Confesso que admiro muito meu namorado por esse pequeno detalhe. A coisa mais ofensiva que o ouvi falar de alguém foi: “Como essa pessoa é chata!”. E ele estava falando de uma atendente que não resolvia o problema dele, e ainda por cima queria vender uns pacotes bem malucos de uma telefonia móvel.

Partindo desse pressuposto, é mais fácil reclamar que as pessoas são egoístas, folgadas, bagunceiras, inconvenientes, e entre outras coisas, do que ver o lado bacana que a pessoa tem. Ela pode ser egoísta, mas é super organizada e fiel. Ela pode ser folgada, mas é super companheira e ouvinte. Ela pode ser bagunceira, mas é super prestativa e inteligente, e assim vai longe.

Mania feia de acharmos que o mundo gira em torno de nosso umbigo, e que o resto é resto. Mero engano, tudo é um complemento. Hoje em dia, clinico geral não tem muita credibilidade não. Precisamos de especialidades em determinados assuntos. Precisamos de pessoas que valorizem umas as outras em seu ponto forte, e não apenas em seus defeitos irremediáveis (ou não).

Talvez devêssemos olhar o lado positivo de todos que nos cercam. E acima de tudo, ver o nosso lado positivo. Só conseguimos enxergar nas pessoas, aquilo que possuímos dentro de nós. Se você é uma pessoa negativa, só vai enxergar negatividade no alheio.

Eu gosto de gente positiva, que vê o lado bom de todas as situações, acredita nas pessoas, em si mesmo. Pessoas que, sempre tem um elogio sustentável para nos dar. Pessoas que inspiram, aos pouquinhos, com sua gentileza e exemplo de conduta.

Nosso ponto de vista muitas vezes é tão obscuro, tão limitado que faz-nos perder a fé no próximo por achar que a pessoa é excêntrica demais, estúpida demais, inconveniente demais. Excessiva.

Talvez seja hora de largar o binóculo e enxergar as coisas como realmente são, no tato, cara a cara, sem suposições, insinuações ou concepções.

Todo mundo tem um lado bom e um lado ruim, basta você escolher o lado que quer conhecer, e que essa escolha vai trazer positivamente para sua vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário