segunda-feira, 20 de maio de 2013

Orgulho de ser brasileira



Ontem fui passear no shopping, e passando na frente de uma vitrine quase tive um ataque do coração quando vi uma blusinha com uma estampa de todas as capitais do Brasil. Eu queria porque queria aquela blusinha pra mim. Mas eu não tive tempo para comprar pois estava atrasando meu namorado para a final do Campeonato Paulista. Mal dormi a noite pensando apenas naquela dita cuja.

Não sou uma consumista desregrada, mas confesso que, se eu vejo uma blusinha com o Cristo, um boné de Bonito, uma bolsinha de Fortaleza, eu vou e compro, sem dor nenhuma no coração. De cada estado que visitei, trouxe uma camisetinha e um chaveiro a tira colo, como se fosse uma parte daquele lugar dentro da minha casa (Quando não trouxe miniaturas dos museus, estatuas, etc).

Independente do que acontece no Congresso Nacional, no Morro do Alemão, no Centro de São Paulo, no interior do Nordeste, no meio da Amazônia, eu tenho orgulho de ser brasileira. Não só porque a economia vai razoavelmente bem, as praias são lindas e as montanhas também. Eu tenho orgulho pelo todo.

Orgulho pelos índios que lutam por seus direitos. Orgulho pelas pessoas que não se envolvem em escândalos. Orgulho pelas praias lindas. Orgulho pelas montanhas exuberantes. Orgulho pelo crescimento cultural. Orgulho pelos museus, artistas, praças. Orgulho pelas frutas que só tem aqui. Orgulho pelo Cristo Redentor ser uma das 7 maravilhas do mundo moderno. Orgulho pela minha cidade ter sido considerado o 2º melhor clima do mundo. Orgulho da tapioca do Ceará, do acarajé da Bahia, do chimarrão do Rio Grande do Sul, da urbanidade de São Paulo, das dunas de Santa Catarina e Rio Grande do Norte, das florestas do Amazonas, do carnaval de Pernambuco, dos Mirantes do Espírito Santo, das cachoeiras e queijos de Minas Gerais, da natureza do Mato Grosso do Sul, das Chapadas do Mato Grosso, da diversidade do Paraná, pela modernidade do Distrito Federal. Orgulho dos profissionais que se destacam em outros continentes.

Por mais que existam países mais desenvolvidos, com exemplos a torto e a direita do que é boa educação e boa saúde, eu não consigo me ver sendo outra coisa do que brasileira.

Eu gosto do verde das florestas, do azul do mar, do amarelo do sol, completamente misturados na bandeira. Sou completamente apaixonada por essa mistura de culturas e sotaques que meu Brasil me fornece. O calor escaldante e do frio que congela as entranhas. De norte à sul e do centro-oeste todo.

Sempre estarei de braços e mente aberta para receber o meu país, com todos seus defeitos. Porque o que amamos e sentimos orgulhos, aprendemos a respeitar as diferenças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário