terça-feira, 2 de julho de 2013

Palavra


Cada pessoa tem uma palavra predileta, seja pelo significado, pela pronúncia, ou por apenas gostar. E eu cheguei a conclusão, depois de uma pesquisa de campo que, cada palavra escolhida tem muito a ver com a personalidade de cada pessoa que compartilhou esse pequeno "segredo" comigo. Que agora vou espalhar pra todo mundo.

Houve apenas uma única palavra repetida, por incrível que pareça. E com toda a sinceridade? Adorei o resultado final. 

A palavra predileta da Alini é brigadeiro. Ela simplesmente ama esse doce, mas se formos ver mais a fundo, ela é como o doce: simples. Simples de lidar,  simples de entender e uma doçura de pessoa.

A do Marcos é coragem. E isso reflete muito nele, nas atitudes tomadas e não tomadas, sempre baseadas em plena coragem. E é algo que ele admira muito nas pessoas com que convive.

Suely gosta da palavra gratidão. Ela é grata por todas as oportunidades vividas, por todas as pessoas que a auxiliou no decorrer da jornada, e uma excelente professora sobre esse assunto. Por enquanto, eu não conheci ninguém mais grata do que ela.

Filho foi a palavra escolhida pela Eliete. Ela é loucamente apaixonada pelo pequeno grande Cauan, que de pequeno só tem o nome mesmo. Ela vive para ser uma pessoa melhor tanto pra ela, quanto para o filho. Ela inspira e respira todos os sonhos e sentimentos para o filho, e ela acha simplesmente o máximo quando uma mãe fala do próprio filho começando a frase: "Meu filho".

Já a Rebeca escolheu infinito. Infinito como seus pensamentos, seus sonhos, suas amizades e suas alegrias. Embora eu tenha quase certeza que esse infinito venha também do filme Toy Story.

Ricardo escolheu uma palavra inventada, que ainda não consta no dicionário: Ubeibe. Ubeibe é a tradução livre e desimpedida do amor que ele sente pela esposa. Ubeibe traduz o zelo, carinho, amor, paixão e felicidade que tem pela Manu. 


Quando perguntei a Manu qual era a palavra predileta dela, a principio ela ficou pensativa e falou que era Felicidade (assim como a palavra da Gabi e da Sayuri), Ricardo quando ouviu ficou furioso e falou que trocaria a palavra predileta por cerveja. Isso gerou risos. A felicidade da Manu é traduzida em estar perto da família, conquistando seu próprio espaço, estando bem consigo mesma e no casamento. Uma palavra que vem tendo o maior sentido nos últimos tempos.

A Gabi também escolheu Felicidade como sua palavra predileta. A cara da Gabi é felicidade, as atitudes da Gabi é de felicidade, e ouso até falar que até na tristeza dela, há vestígios de felicidade. Exala felicidade no olhar, nas palavras e nos gestos. 

A Sayuri também aderiu a Felicidade. Ela que ri de tudo, até da própria desgraça, ela que não levanta tristeza pra casa, que se diverte com pequenas circunstâncias, e assim como a Gabi, exala felicidade por onde passa. Houve um empate técnico entre as duas sobre quem é mais feliz.Eu não sei dizer quem é mais, só sei que ninguém imagina o bem que me faz.

Teve palavras como acerto, correspondência, casamento, oração, cama, saudades, comida, livro, segredo, espaço, telescópio, shopping e sapatos. Quem escolheu acerto, adorar ganhar cifrões; correspondência foi um carteiro, ele disse que é mais leve dizer correspondência do que cobrança; Casamento já foi uma mulher que disse que ama subir ao altar, não é à toa que está no sexto casamento; Oração foi uma pessoa muito religiosa, se está feliz ore, se está triste ore, se está em dúvida ore; Cama foi alguém muito preguicera;   saudades foi uma pessoa muito querida que pediu para não ter o nome revelado: é muita saudades do filho que partiu, da infância no sitio, da família reunida, das colegas da época da faculdade; Comida foi a pessoa mais gulosa que eu conheço, uma vez num jogo de palavras, essa pessoa só dizia palavras que remetia a comida - a magreza é de ruindade, só pode; livro foi a escolha de uma ratinha de biblioteca; segredo foi a palavra de uma pessoa muito curiosa, que só de falar a palavra segredo, ficou tentadíssima em contar um; espaço foi uma criança que quer ir pra Lua, sonha em ser astronauta; telescópio é apenas pela pronúncia ( a pessoa disse que adora o sabor dessa palavra); shopping foi pra uma cocotinha engraçadíssima que ama esse centro comercial onde ela encontra tudo até o que não procurava; sapatos foi de uma centopéiazinha adorável que diz que uma mulher que se preze, precisa ter um par de sapatos para cada dia do ano.

A minha palavra predileta? A minha palavra predileta é Palavra. Adoro palavras escritas, ditas e cantadas. Acho que por isso sou devoradora de livros e revistas, tagarela por natureza e escritora nas horas possíveis. A palavra me agrada, me irrita, me conforta, me motiva, me torna mais eu.





Nenhum comentário:

Postar um comentário