segunda-feira, 15 de julho de 2013

E aí, furou?


Uns 15 dias atrás, estava conversando com meu namorado sobre minha boa sorte de nunca ter tido um pneu furado do carro (da moto eu já tive, mas moto não tem estepe, né?). E o sapo morre pela boca... Na sexta-feira, meu lindo pneu traseiro do lado esquerdo, furou! E se minha vida andava sem emoção, ali, naquele instante, começou uma.

Fui ao cinema com uma amiga, assistir "Meu Malvado Favorito 2", depois de pipoca, risadas com o Bundovisk, Agnes, Minions, resolvemos que, pra noite fechar bacana, precisávamos de um temaki do Sushi do Alberto (Melhor temaki do Universo você encontra lá). Na ida, eu comentei: "Cá... o carro está com um barulho estranho.", e ela logo respondeu: "Bru, acho que é por causa do paralelepípedo".

Já na porta da casa dela, eu fui olhar o carro, ver que barulho era aquele, e eu me deparei com um pneu murcho, na roda já. Olhei pra cara dela, ela olhou pra minha, caímos da risada e falamos juntar: "Bora trocar!". 

Abre porta malas, procura o macaco e a chave de roda, tenta tirar o estepe. Acha o macaco, mas cadê a chave de rodas? E como é que desparafusa esse estepe? 

Meia hora depois...

Ligamos pro marido dela, para dar um help. Achamos tudo, menos a solução para tirar o estepe. (No Ka, o estepe fica embaixo, não se tira pelo porta-malas). O marido dela chega, também não acha o alternativa para tirar o estepe, meu namorado ligando querendo saber como andava a tal troca de pneu. Ligamos pra prima dela, que também tem um Ka, pra saber se lá tinha mais ferramentas (Nessa altura do campeonato, eu já estava achando que tinham tirado e esquecido de colocar, ou que, quando comprei, cerca de 03 anos atrás, a concessionária tinha me dado um olé).E como, três cabeças pensam melhor que uma, achamos um fecho do estepe - mega ultra blaster escondido-, que liberou o estepe, e assim, poderíamos seguir em nossa missão.

Tenta encaixar o macaco, e começa a levantar o carro. Opa, não encaixou direito. Começa tudo de novo. Na terceira tentativa, deu certo. Dai começa a sessão tortura, desparafusa daqui, e outro daqui. Meu Deus... porque apertam tanto esses parafusos? Até que, por fim, o pneu furado é retirado e o estepe é colocado.

Agora começa a apertar os parafusos na roda. E marido da Carla disse que ia apertar bem, por precaução. Um novo pneu, cheinho, pronto para rodar. Um prego minusculo foi que causou todo o estrago. 

Existem coisas na vida que precisam ser subdivididas entre homens e mulheres, sem entrar em pauta machismo ou feminismo. Sim, toda mulher e homem que se preze, tem que saber trocar um pneu - mas isso não é uma tarefa nada fácil. Requer força, discernimento, força e mais força. Eu, ontem percebi que, de carro eu entendo absolutamente quase nada - principalmente em trocar pneu. Não é como calibrar os pneus, trocar o óleo, as pastilhas de freio, verificar água, trocar as velas, limpar freios de bico, alinhar e balancear, fazer rodizio dos pneus, entre outras coisas. 

Tudo é questão de conhecimento na área. Saber o que fazer - e como fazer - com as ferramentas que tem em mão. Lógico que, hoje é muito mais fácil chamar o seguro, pedir um help para o frentista do posto, pro namorado/marido, ou pra qualquer outro homem que de disponha a ajudar (que não mostre sinais de perigo).

Como não sou clinica geral, eu prefiro ficar só nos papéis e deixar meu pneu ser trocado por quem entende do assunto - não quero meus pneus rolando rodovia a baixo por falta de parafusos presos. 

O primeiro pneu furado ninguém nunca esquece - principalmente quando, vira uma sessão de risos e jogo de adivinhação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário