terça-feira, 9 de julho de 2013

A ratinha


Ela é uma rata muito engraçada, é bem limpinha, vive arrumada. Só tem um vicio irreparável, adora livros, isso é louvável. O que mais gosta? É cheiro de livro novo. Adora passar horas e horas dentro de uma livraria, saboreando títulos inusitados e histórias inimagináveis. A ratinha hoje é ratona, pois sua fome por livros é desde quando era uma little ratinha, mas a ratinha fica pela sua estatura: pequenina, delicadinha, meiguinha.

Devora livros com os olhos – somente desta forma. Cuida dos livros com tal zelo, que os ratinhos filhos sentem ciúmes da mamãe: querem a mesma atenção.

Ela mergulha de cabeça na leitura, e quem a observa ler, consegue imaginar o tipo da história que ela está participando, as expressões são transparentes, gargalhadas são dadas e até lágrimas rolam. Vez em outra, lê em voz alta involuntariamente (o personagem entrou nela).

Sua biblioteca é gigantesca, cada livro está arquivado na ordem que foi lido, e quando pergunto sobre um determinado livro, ela fecha os olhos sorrindo e relata como encontrou o pequeno grande livro e a transformação que fez em sua vida. Me disse que hoje é o reflexo do que leu em toda sua vida, e o que ainda lê, que cada parágrafo lido, cada personagem que viveu na leitura, ela agrega.

Literatura, suspense, romance, aventura, guias, de tudo tem naquele espaço. Gosta de ler também revistas de moda, viagem, bem estar, acontecimentos, gibi, tudo.


Depois de tanto praticar o hábito da leitura, ela aprendeu também a ler os olhos das pessoas, e um pouco mais da própria vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário