domingo, 11 de agosto de 2013

Pessoa Sim


Você provavelmente já deve ter convivido com uma pessoa da categoria "sim". Seja na família, no trabalho, na escola, no relacionamento. Pessoas "Sim", estão espalhadas por todas as partes, são pessoas que dizem sim para todos, no intuito de agradar de imediato, sem levar em conta as consequências que ocorrerão se ela não cumprir o prometido. 

Daí o mal estar já está consumado, se essa pessoa é do seu ambiente de trabalho. Na reunião cm a chefia, ela concordou com todos os planos propostos, assumiu tarefas que certamente não conseguirá cumprir no tempo fixado, só disse: sim, sim, sim, sim e sim. A intenção era apenas mostrar como é uma pessoa prestativa, mas uma imagem que logo menos será revertida. 

Eu já fui uma pessoa sim, eu dizia amém para tudo, simplesmente porque tinha medo das consequências se eu disse um não. Não, eu não concordo com esse plano de crescimento. Não, eu não tenho conhecimento sobre determinado assunto. Não, eu não quero estar presente naquela reunião. meu primeiro não aconteceu quando meu esgotamento emocional estava no limite. Foi quando eu percebi que, as pessoas não me odiariam se eu dissesse não, quando deveria dizer não. 

Viver em função do sim ou não é letal. Você acaba se jogando em situações constrangedoras, criando atritos desnecessários, sugando a própria energia para realizar tarefas ou compromissos que você não está preparado - ainda - para assumir. 

O equilíbrio é a palavra chave para a pessoa "sim". Dizer sim apenas quando se sente apto para determinada coisa, e não apenas para agradar as partes e se jogar em um poço de desilusão própria. Não dizer sim em um pedido de casamento, se você ainda não tem certeza se é isso que quer. Não dizer sim ao grupo acadêmico que escolheu você fazer a pesquisa sobre os venenos da aranha, se você morre de medo. Não dizer sim ao pedido de entrega de uma relatório monstruoso nos próximos 10 minutos, se você sabe que esse fechamento precisa de pelo menos 3 horas de muita concentração e calma. 

Pessoas sim se frustam com o mundo e consigo mesma por não conseguir concluir o estabelecido, porque não respeita os próprios limites. Diga sim apenas para sua evolução, crescimento e bem-estar. Diga não ás sua limitações. Um passo de cada vez, um sim bem estudado e tudo dá certo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário