segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Fazer o bem sem olhar a quem

Eu admiro muito pessoas que praticam o bem diariamente. Pessoas que sorriem para desconhecidos e dão bom dia. Pessoas que acariciam cachorro de rua e os alimenta. Pessoas que adotam crianças. Pessoas que fazem o bem por prazer, e não por obrigação.

Praticar o bem pode ser realizado de diversas maneiras. Não precisa fazer doações exorbitantes, nem ficar enfurnado em igrejas, dar dinheiro nos faróis, alimentar todos os cachorros da rua, e sorrir para todos. Isso são pequenas coisas, que agregadas em um todo, se tornam o maior diferencial. 

Fazemos o bem quando não criticamos, quando jogamos o lixo na lixeira, quando transformarmos impaciência em paciência, quando alimentamos um cachorro de rua em vez de repeli-lo, quando não entramos em uma briga, quando não desperdiçamos comida nem água. O bem pode ser praticado diariamente, de forma simples. Seja um sorriso, uma palavra, um silêncio, um pensamento.

Fazer o bem sem olhar a quem, é não esperar recompensas com as ações, nem direcionar o bem apenas as pessoas conhecidas e com laços afetivos mais intensos. Deve ser focado para qualquer pessoa, inclusive para inimigos. Aliás, inimigos não existem de verdade, o que existe é uma não sintonia. 

Chega um determinado momento da nossa vida que fazer o bem acaba se transformando em algo bem maior. Esse momento bateu na minha porta uns meses atrás. Eu só estava recebendo o bem, e nada de distribuir. Um anjinho sentando no meu ombro disse: "Bruna, está na hora de fazer a diferença!". E aqui estou eu, na busca de fazer o bem sem olhar a quem. Seja através de palavras, ações ou pensamentos. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário