sábado, 24 de agosto de 2013

Deixa isso pra lá...


Comecei ioga há duas semanas, sob prescrição médica. E eu entendi bem o porquê de tal prescrição. Eu, que sou uma ansiosa incorrigível, que sempre vive anos luz na frente, sofrendo antecipadamente, sendo feliz e infeliz por precaução, deveria aprender a viver o presente - o hoje.

E o ioga é isso - focar no agora, na respiração. Dar a devida atenção ao corpo, ao ser, à você. Esquecer o que poderá acontecer amanhã - viver o hoje apenas, cada minuto. Um passo de cada vez. 

Sim, eu sei o quanto é difícil estar inteiramente no presente, pois sempre há algo maior que nos puxa para outra direção, seja planejando uma viagem pra daqui seis meses, ou um aniversário surpresa pra daqui duas semanas, visualizar o casamento que ainda não aconteceu, ou uma briga que só existe no seu palco interior.

Foram pouquíssimas as vezes que eu simplesmente não planejei o que faria do meu dia. Isso sempre ocorreu nas férias, quando eu mudava de ideia assim do nada, e saia de todas as regras estabelecidas pelo previsto. Vivendo o agora, sem saber aonde eu estaria daqui meia hora, observando tudo ao meu redor, prestando atenção nas placas, pessoas, palavras, em mim.

A questão é não deixar a vida te levar pra qualquer lugar, sem rumo, sem direção, sem sua permissão, observar os minutos passarem sem participar desse decorrer do tempo. A questão não é inércia, e sim além de estar presente, tem que participar.

Deixa isso pra lá de se preocupar com o futuro, preocupe-se mais com a utilidade do seu tempo agora. Gaste mais tempo lendo, escrevendo, assistindo, passeando, do que queimando neurônios sobre como estará daqui 10 anos, com imensas expectativas de estará milionário graças ao acerto dos números da mega sena.

Hoje eu estou mais centrada, mais no agora, um passo de cada vez, respirando sem desespero de chegar logo ao final de tudo e ser feliz pra sempre. Melhor de tudo é ser feliz no presente, sem expectativas de que a felicidade só pertence ao Sr. Futuro e que ela está longe demais para ser alcançada.

Mais pé no chão, mente no agora e pensamento na felicidade. Respire fundo e relaxe, o amanhã ninguém sabe, aproveite o hoje. A hora é agora!

Nenhum comentário:

Postar um comentário