terça-feira, 6 de agosto de 2013

Operação: Tapa Buraco


Um dia desses, no jornal da manhã, passou uma breve matéria sobre a péssima qualidade do asfalto usado nas cidades brasileiras. Asfalto esse, que na primeira chuva, pega carona e se manda, deixando apenas buracos. São carros sendo danificados e pessoas caindo. Daí a Prefeitura local entra em cena, com a Operação Tapa Buraco. Tapa o buraco ali, outro aqui com um outro asfalto ruinzinho, só pra dizer que está trabalhando em pró da comunidade. E a gente, acredita.

Se eles gastassem realmente o dinheiro público com materiais de boa, não precisariam fazer o serviço duas vezes. O asfalto duraria mais anos com uma qualidade de padrão aceitável. Mas não, é mais fácil fazer de qualquer jeito e embolsar uns cifrões. Colocando qualquer coisa lá, para tapar o bendito buraco.

E seguindo esse parâmetro do asfalto, quantas vezes ocasionamos buracos na estrada de nossa vida, e vamos fazendo remendos que não duram muito tempo. Feridas que não são limpas e viram rombos assustadores, crateras tenebrosas. Em vez de pararmos e darmos a devida atenção para esse reparo, vamos e tapamos de qualquer jeito, para mostrar aos outros (e na rala ilusão, para nós mesmos) que tudo foi arrumado e agora a bola tem que ser tocada pra frente. Mas não, aquele buraco está se enchendo de sujeira e bactérias, está crescendo dia após dia, sem que percebamos. E quando caímos na real, o estrago pode ser irreversível.

Se o buraco foi feito através de uma decepção, chore, lamente-se, veja alternativas e vá tapando o buraco em camadas. Se foi por uma perda, fique triste, revolte-se, e também vá preenchendo esse buraco de saudades saudáveis, alegrias, lembranças boas. Não adianta jogar qualquer porcaria para continuar seguindo em frente, sendo que, isso vai piorar as coisas. Vida são etapas, que devem ser respeitadas. É preciso respeitar alegria, tristeza, amor, ódio, etc. É preciso saber qual a medicação correta para cada tipo de doença.

Operação Tapa Buraco funciona assim: Tapar todos os buracos que existem em sua vida. E não preencher somente com qualquer material, e sim com coisas boas, seja felicidade, amor, alegria e assim por diante. Assim como o asfalto, muitas vezes ficamos esburacados com a falta de cuidado que as pessoas tem conosco, e que temos com nós mesmos. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário