domingo, 16 de junho de 2013

Vale à pena



Estamos vivendo uma fase que a palavra mais dita nas revistas, palestras, e ambiente de trabalho é: Workaholics. Mas o que são workaholics? Simplesmente são pessoas que se deixam absorver pelo ambiente de trabalho. Ou seja, um viciado em trabalho.

Eu estava chegando a um ponto que, dava tanta importância ao meu trabalho, que eu estava literalmente esquecendo-se de mim. Vestindo a camisa e não tirando pra lavar. Vivendo em função apenas de uma coisa e esquecendo todo o resto. Chegou uma hora que virei a mesa e disse chega.

A questão é simples: ser um viciado em trabalho, não diz que você seja eficiente. Sabe o por quê? Sua eficiência acaba exatamente quando o esgotamento físico e mental entra em ação, quando sua saúde vai pro ralo, e você se torna uma pessoa tão estressada que acaba mal se suportando.

Aquele momento em que nada está bom, o sentimento de fracasso invade todo o ser, e surge aquele questionamento sem fim sobre se a carreira é a certa, que o cargo que ocupa vale a pena, se precisa mesmo dar o sangue e a saúde por isso.

Toda empresa precisa de funcionários capacitados, eficazes e saudáveis. Funcionários que tenham vida social, vida pessoal e comprometimentos além dos profissionais.

Assim como é altamente lesivo ser viciado em drogas, ser viciado em trabalho também é. Só que é algo tão lesivo, que bombardeia a auto-estima e amor-próprio de qualquer ser. Mas por ser um comportamento ser um transtorno pouco conhecido, não há tratamentos  terapêuticos para prevenção.

Eu percebi a tempo que estava me viciando em algo que estava prejudicando minha saúde. Dores de cabeça, estômago, pontadas no peito. Sinal vermelho de que as coisas estavam saindo do trilho. Peraí tem alguma coisa errada.

Em vez de focar horas a fio esquentando a cadeira em busca de soluções que não surgem, opte pelo clássico: 8 horas de sono, 8 horas de trabalho e 8 horas de lazer. Com a mente arejada, as soluções aparecem de repente, não adianta forçar a barra.

Workaholics são lesivos paras as empresas, e ninguém quer prejudicar ninguém, não é mesmo?

Respire fundo e relaxe, abra mão desse vicio e vá viver um pouco melhor sua vida. Dedicando-se apenas o necessário, tudo dará certo. Sua saúde e bem-estar, sempre em primeiro lugar. Vale à pena acionar alguns botões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário