segunda-feira, 17 de junho de 2013

Discutível Perfeição


Passo na frente da banca de jornal, e o que mais tem é famosas estampadas em capas de revista, falando sobre a boa forma, a alimentação, a pele boa. Bate uma invejinha de ver aquele cabelo lindo, aquele rosto sem manchas, a barriga negativa e as pernas sem celulite. Mas é mera ilusão. É puro photoshop.

Um rosto sem manchas é possível, e o mais barato é com quilos de base, corretivo e pó. Celulites quase toda mulher tem. Cabelos lindos são possíveis também. Ser uma mulher feliz vai além de tudo isso. Se você está pensando em dietas mirabolantes, cirurgias mutiladoras, pare nesse exato momento. Pense e repense. Vale à pela?

É lógico que todo mundo que estar de bem com a balança, e caber naquele vestido. Mas vale tudo pelo biótipo igualitário? Vale a pena deixar de ir a praia só porque as celulites dominaram suas pernas? Vale a pena deixar de ir em um casamento só porque está com alguns quilos extras? Penso que cada coisa deve ser bem dosada. Não sou do clube que tem o corpo perfeito, mas também não me privo das maravilhas da vida para ser escrava da balança. Como o que quero, não ligo para minhas celulites e pratico atividades físicas. Minha barriga não é de nenhuma Gisele da vida, mas estou satisfeita com ela. Não quero chegar a essa discutível perfeição, do que a sociedade aceita e não aceita, do que é belo e do que é feio. Tudo é muito relativo. O biótipo é diferente.

Não penso nisso porque é inútil. Meu corpo é o que é, tem defeitinhos, as coisas boas, as coisas ótimas e eu não perco tempo com algo que não posso mudar, e nem me submeto a transformações loucas em busca da eliminação total de gorduras extras. Faço o que posso, na medida do meu limite. Não sei se mudaria e o que mudaria. Talvez pintaria o cabelo de azul, mas ainda está fora de cogitação.

Essa discutível perfeição será discutível perfeitamente. Enquanto houver distinção entre o belo, a imposição da mídia pela magreza absurda haverá milhares de mulheres rumo à morte em salas de cirurgias estéticas, na busca dos peitos da Pamela Anderson, a boca da Angelina Jolie, a barrida da Gisele Bündchen, a bunda Débora Nascimento.


Se aceite como é, ame-se acima de tudo. Mude apenas de forma saudável, e a única lamina a usar, seja a navalha para repicar seus cabelos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário