quarta-feira, 13 de março de 2013

A raiva passa e a vida fica



A raiva passa e a vida fica. Esse deveria ser o curso certo. Mas para muitos, a vida passa, e a raiva fica. E a raiva vai atrofiando os sentimentos, negligenciando gentilezas, remoendo passados, e a vida? Vai passando em vão, sem significado, sem um verdadeiro sentido.

Paz. Essa seria a atitude mais coerente. E cadê essas atitudes nos mortais sobreviventes desse século XXI? Tomou chá de sumiço, abdução extraterrestre, dê o nome que achar mais adequado para essa situação. Atitude que escorre pelos dedos, que fica perdida na passagem da infância pra juventude, que se perde em meio a opiniões alheias, que trancou as portas e jogou as chaves fora.

Raiva? Sentimento normalíssimo de se sentir. Raiva do transito caótico, da consulta demorada, do processo infinito, da interrupção da energia em meio ao banho, do atraso do avião. Raiva que passa, que não cria raízes, que vai embora com o vento que sopra. E a vida segue bacana, leve, divertida, interessante. Repleta de momentos únicos, companhias agradáveis, descobertas estupendas e memórias permanentes de coisas positivas.

Pessimismo? Todo mundo tem um pouco dentro de si. Cada um em determinado dia acorda e se olha no espelho e grita: “Cruzes! Que aberração é essa?”. Normal. TPM atinge homens e mulheres, independente da idade. Mas se for pra ser pessimista, seja do grupo dos que amam a vida. Oscar Niemeyer era deste seleto grupo: Pessimista e doido pela vida.

Se o governo é corrupto, as crianças mal criadas; se há bandidos perigosos, policial dupla face, drogas dominando os morros e a parte elitizada do mundo. Tudo bem. Eles não souberem escolher bem as alternativas. Não vale a pena ter raiva de tudo por causa disso.

Errar? Todo mundo erra. Todo mundo pisa no calo, faz chorar, causa uma decepção na vida. Ser humano é ser um imperfeito reconhecido e pronto. Errar é preciso, eleva, amadurece, inverte situações.

Que a paz predomine na terra, esse é o sonho de qualquer um. Mas eu desejo mesmo é que a paz predomine dentro de você, do seu espírito, da sua mente. Nada melhor que dormir em paz, acordar em paz, e viver em paz, você me entendeu?

Nenhum comentário:

Postar um comentário