quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Progredir


Eu progredi muito. Você também. E isso é a coisa mais normal e mais sensacional da vida. Progredir. Seguir em frente. Uau! Da até vontade de repaginar a vida inteira. Segui em frente após tropeços e tombos feios, acredito que, você tenha feito o mesmo. Progredi com sim e com não, e também com o talvez. Pra mim não tem essa de olhar pra traz e dizer: "Eu era feliz e não sabia". Eu era feliz e eu sabia. Assim como, sou feliz hoje, e sei disso. As responsabilidades mudaram, a maturidade chegou, e como diz uma grande amiga: "Tenho que arrumar um jeito de deixar essa vida de adulta menos chata". Sim, ser adulta, vez em outra, se torna um tédio. Pagar contas, andar civilizado, dançar conforme a música - e se, dançar, saber usar adequadamente os talheres, montar num salto e andar que nem uma modelo, ou mergulhar em terno e gravata num calor escaldante. Ossos do ofício, você cresceu, e a vida está te direcionando - lógico que, com seu consentimento - para que você progrida.

Mas bate aquela saudade de passar a tarde balançando na rede, subindo em árvores, andando de bicicleta de chinelo e sem equipamentos de segurança, de mascar chiclete parecendo uma vaca comendo capim, falar de boca cheia, tentar falar com a boca cheia de farofa, e o arrumado ser uma bermuda com camisa pólo e um tênis para os meninos, e um vestido confortável com sapatilha para as meninas. Certo que, muitas coisas que eu falei acima, no mundo de hoje são inadmissíveis. Mas isso não tem importância, na minha época podia, e eu fui feliz por isso.  

É perfeitamente ótimo relembrar de certas regalias que tivemos na infância. Mas para agora, reflita um pouco sobre sua infância. Sabe aquela menininha que tinha dificuldade em português. Pois é, hoje ela é editora chefe do maior jornal do país. Lembra daquele menino que tinha pavor de falar em público? Hoje ele é um promotor de sucesso. Os medos foram superados, os sonhos percorridos, e a vida foi encaixando as peças do quebra-cabeça. 

Não queira ser feliz ontem, e muito menos amanhã. Seja feliz hoje, com suas conquistas e derrotas, por tudo que já conseguiu. Progredir é isso, aceitar tudo que acontece como uma forma de crescimento, tantos os erros quanto os acertos. Progredir é preciso, é essencial para que de fato, se encontre a felicidade - verdadeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário