segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Cidade Perdida: Paranapiacaba


Ontem, num ímpeto de aventura, eu e meu namorado pegamos o carro e resolvemos desvendar a tão não famosa Paranapiacaba, que é um distrito do município de Santo André, no estado de São Paulo. Pois é, se você achou que essa cidadela pertencesse ao estado do Paraná, você se enganou feio.  É um contraste absurdo. Tão perto da grande São Paulo, tão longe de toda modernidade. Quando você chega e avista a cidade, parece que está há anos luz da capital, em um interior longínquo (ou numa era muito muito distante), quase inacessível (O que a torna moderna são os carros - dos turistas - fabricados a partir de 2008, que circulam pelas ruas apertadíssimas . Você pode ir de carro ou de trem. Um trem turístico que parte da estação da luz aos domingos (Uma boa injeção de ânimo para o turismo local e para uma nostálgica viagem ao tempo).

É uma vila inglesa/ portuguesa junta e bem dividida. Alvenaria para os portugueses e madeiras aos ingleses. Surgiu como um vilarejo para os funcionários da companha inglesa de trens São Paulo Railway - que faziam o transporte de pessoas e de café - da capital ao litoral. Há predominância de casas de madeira - algumas em decomposição (famosa Vila Inglesa). Uma vila abandonada que vive exclusivamente do turismo. De tão feia que se encontra, se torna tão charmosa, que o feio se torna belo - é realmente estupidamente admirável. São vagões enferrujados encalhados em trilhos, galpões abandonados com peças históricas, casas destruídas pelo tempo e pelo descaso. O que um dia foi um local estratégico e fundamental para o desenvolvimento do estado, ligando a capital ao litoral, hoje não passa de uma cidade, cuja história não é divulgada, e que os poucos moradores tentam reerguer.

Saiu uma notícia no jornal que, o governo liberará alguns milhões para a revitalização da vila no intuito de transformá-la em um pólo turístico do estado. Sinceramente? Espero que dê certo. Os poucos habitantes que ali moram, descendentes dos portugueses e ingleses que ali construíram, esperam uma oportunidade para dar segmento na história que envolve o pequeno distrito de pelas trilhas, mirantes, histórias.

Casas servindo de restaurantes, ateliês, museus, esperança de uma nova era. A Natureza, exuberante dando um toque de vida a um lugar que, a primeira vista parece uma cidade perdida e abandonada. 

Um dia, assim qualquer, que você esteja de voltar à um tempo do qual que só soube vagamente em livros, com breves declarações, dê um pulo à Paranapiacaba e mergulhe de cabeça, na história de evolução do seu estado, fica à apenas 30 km da capital. Vale à pena!

Nenhum comentário:

Postar um comentário