quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Pode ser amanhã?


Tem gente que só começa as coisas em segunda-feira. Tem gente quando dá na telha. Eu - quase sempre - me encaixo no segundo grupo. Porque começar uma dieta numa segunda, se eu posso começar qualquer dia? Pra que começar ser uma pessoa boa na segunda-feira, se posso ser em qualquer dia? Segunda-feira virou desculpa. Já usei essa desculpa várias vezes, que até perdi a conta. Comecei minha dieta do segredo numa quarta. Dieta do segredo? Como assim? A dieta do segredo é você comer absolutamente tudo em segredo, enquanto você finge fazer a dieta. Brincadeiras, a parte, eu não estou nesse tipo de dieta. mas a questão em pauta hoje é: O que você anda adiando?

Mas aqui não vai entrar em quesito inicio de dieta. O adiamento que falo é: relacionamentos mal resolvidos, conflitos familiares e internos, faxina para renovar o ambiente. Sim, até uma faxina geral interfere no andamento da nossa vida. Geralmente quando nossa casa começa a fica empanturrada de coisas que não servem pra exatamente nada, roupas que não são usadas há anos, tapetes e brinquedos jogados no depósito, louças que por estarem lascadas fiam no escanteio. Pare de adiar a faxina! Lenço na cabeça, vassoura numa mão, saco de lixo em outra e bora colocar ordem na casa!

Se seu relacionamento anda mal resolvido, naquele chove e não molha, faz sol mas não seca. Senta e conversa. Pingos nos "i". Lavar a louça suja. Pratos limpos e sentimentos expostos. Pare de adiar, esperando um momento oportuno para conversar. Você cria as oportunidades, as cartas é você quem põe na mesa.

Xiiii... conflitos familiares? Como assim? Deixar quieto? Que história é essa de quanto mais mexe na merda, mais fede? Sim, eu sei. Na minha família também tem ovelhas negras, não tem como usar a diplomacia sempre, quando aquele primo chato aparece numa hora super inconveniente, aquela tia fresca reclama que as toalhas da sua casa não são importadas, e a sua sogra bota defeito até na intensidade da luz que irradia da lâmpada. Conflitos familiares existem e sempre existirão. O que não vale é querer metralhar a família inteira, para se livrar de todos os inconvenientes. isso também é adiar soluções viáveis.

Os conflitos internos, esses são complexos. O que ser? O que querer? O que buscar? São inúmeras dúvidas, inúmeros pitacos alheios que não servem pra nada. Terapia? Ajuda muito. Mas só sentar no divã não resolve os problemas. Tem que abrir a mente e realmente querer mudar. Tirar da frente todos os empecilhos que andam rondando o seu progresso. É difícil? É. É impossível? Não, não é. Basta um pouco de jogo de cintura e pulso firme. Um passo de cada vez e se vai mais longe do que se imagina. 

Não adie nada na sua vida. Porque a morte, não adia a visita. Bate na porta e te intima: "Bora rapaz, não adie, não enrole. Tenho metas a cumprir!". Resolva o que tiver que ser resolvido, e comece pelas coisas mais chatas, pois assim, a motivação vai surgindo para que tudo seja resolvido e o bem-estar volte a reinar em sua província.

Pode ser amanhã? Não, não pode. E depois de amanhã? Muito menos! A vida não tem muito tempo disponível para adiar as coisas. Não adie conversas, não adie soluções. Tire tudo da frente - com soluções, é claro! Se não conseguir sozinho, peça ajuda, não é vergonha alguma. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário