sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Viajei


Chega de viajar em rimas (eu estava inspirada nesses últimos dias, confesso!) e bora conversar sobre outros tipos de viagem.

Já viajei algumas vezes na minha vida. Para cidades pertinhas, outras longinhas, com a força do pensamento e com a ajuda da maionese. Já atravessei fronteiras. Gosto de ser turista, assim como, gosto de ser viajante. Se você me perguntar qual foi o lugar que eu mais gostei, não vou saber te responder. Tanto lugar bacana, com uma história surpreendente que, se eu escolher uma só, estarei sendo injusta. Sempre fui para onde eu quis. Planejei, pesquisei, meti a cara e desvendei mistérios incríveis, que ninguém nunca ousou mexer.  

Mas a viagem não é só a ida. A volta também tem viagem, tem história, tem um ângulo que permite nos maravilharmos com coisas familiares. Nada como nosso lar. Nada como viajar, eu diria.

Não posso ver passagem aérea em promoção que entro em parafuso (tipo viciadas em sapato com um cartaz de "50% OFF"). Pezinho no aeroporto e a mente já no destino final: lá estou eu fazendo trilhas, comprando chaveiros, tirando fotos, olhando tudo para não me perder, esperando o ônibus, comendo sentada na calçada enquanto olho os carros passarem, dormindo em camas duras e fedidas, tomando banho de água gelada, maravilhada com tanta coisa diferente que, pouco me importo com as adversidades à frente. 

Não posso ver um solzinho lindo no céu que já me imagino numa praia, observando o vai e vem das ondas, pensando em nada, tramando tudo. Querendo viver ali, daquele jeito, para todo o sempre, debaixo de um coqueiro, tomando uma água de coco, só observando. 

Quando vejo um carro na minha cidade, cuja placa é de outro cidade que não conheço, automaticamente viajo para esta cidade, imaginando como ela é, quando a primeira igreja foi construída, a comida tradicional, o tipo de ar, o tipo de cidadãos, e por ai vai. 

Viajo diariamente, cada minuto para um lugar diferente. Viajo lendo um livro, uma revista, vendo uma foto, placa de carro, uma música. Viajo numa conversa, dirigindo e sonhando. Viajo nas palavras.

Viajei escrevendo esse texto, você provavelmente viajou lendo-o, assim como, deve ter viajado em tantos outros textos espalhados por aqui. Viajar é preciso, vivo repetindo isso que nem um papagaio elétrico. Então... viaje! Da forma que conseguir, mas viaje!

Bom, viajei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário