sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Qual seu sonho?


Ele: Qual o seu sonho?
Ela: Ganhar na Mega Sena e morar em Miami!
Ele: E o que você está fazendo para seu sonho realizar?
Ela: Esperando algum amigo ganhar e me dar uma parte da bolada.
Ele: Você não faz o jogo para ganhar?
Ela: Não, eu não acredito nisso.

O dialogo acima inventado, reflete muito bem como lidamos com nossos sonhos. Queremos mundos e fundos, mas sempre transferimos a responsabilidade da realização dos sonhos para terceiros. A guria quer ganhar na mega sena, mas não faz um misero jogo para tentar a sorte. E você? O que tem feito para realizar seus sonhos? Tem trabalhado neles ou está esperando por uma intervenção divina ou uma fada madrinha que realize todos eles?

Um carro novo? Uma casa? Aquela viagem ao mundo? Ter um negócio próprio? Fazer aquele mestrado no exterior? Uma aposentadoria confortável? E o que você tem feito pra isso acontecer?

Nós brasileiros somos as pessoas mais imediatistas do planeta. É sério. Queremos tudo pra ontem. Tá ai porque a economia vai mal, porque nosso dinheiro não dá pra nada. Parcelamos tudo em 10x no cartão de crédito, compramos carros financiados, casas financiadas, viagens financiadas, financiamos tudo o que couber no nosso bolso. Depois reclamos que somos mal remunerados, que a fatia do bolo sempre fica para os outros, que desse jeito não dá pra viver. Esqueci, somos imediatistas e dramáticos. Somos os maiores endividados, a começar pelo governo. 

Quero deixar bem claro, sou a suja falando do mal lavado. Eu financiei meu carro, que hoje, felizmente encontra-se quitado. Eu financiei meu apartamento. Eu compro de forma parcelada no cartão de crédito. Mas tudo isso fez parte da realização dos sonhos. No final das dividas, terá uma recompensa. Mas se você me perguntar se eu encararia financiar outro carro, te respondo: Não mesmo! O próximo será planejado, não tenho mais idade para cair de cabeça em mais dividas. Uma a hora a gente aprende a fazer a lição de casa direitinho.

Não estou induzindo você a se atolar em dívidas. Isso é algo que eu não me orgulho muito. Mas se essa dívidas que você criou foram para a realização daquele sonho de vida, vai em frente, pois valerá cada perrengue passado. A questão é a seguinte: Suas dívidas não podem te afastar de seus sonhos, ok? Mas se o seu sonho nem é tão desejado assim, reflita. Talvez haja uma alternativa mais bacana do que juros exorbitantes e aquelas telefonistas chatérrimas do banco ligando, pra saber quando você poderá acertar seu débito. 

Mas se o seu foco é ficar de pernas pro ar quando a aposentadoria chegar. Economize. Cada moeda achada na rua deve ir pro cofrinho. E pra ter conforto lá no futuro, ostentações devem ser eliminadas a partir deste momento e a palavra renunciar começa a fazer parte do vocabulário.

Cada sonho tem um preço. O certo sempre será planejar antes e ver se essa sonho cabe no bolso agora ou só daqui uns meses ou anos. Mudar a filosofia imediatista que a sociedade prega e que vira uma cegueira sem fim. As seguintes perguntas devem ser levadas em consideração: "Preciso mesmo disso?"; "O quanto isso me fará feliz"; "O que tanto vou ter que renunciar pra ter isso?"

Meus sonhos hoje são mais modestos - mas ainda existem. Correr atrás de realizar esses sonhos é fundamental pra dar um sentido pra nossa existência. Tem gente que precisa de bem pouco para ser feliz. Tem gente que precisa de muito. Tem gente que sonho tão alto que vive frustrado por todo mundo viver realizando sonhos e ele não conseguir nem subir alguns degraus. Sonhos podem virar pesadelos, do dia pra noite. E sonho é uma coisa muito relativa. Meu sonho não é igual ao seu - e vice versa. 

Sonhos só são realizados pelos sonhadores. Não os transfira para terceiros, as chances de você se decepcionar e passar pela vida infeliz é muito grande. Sonhe. Planeje. Realize. É fácil, é só querer. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário