quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Muro x Ponte


Começo o texto de hoje com uma indagação: "Você é um muro ou uma ponte?" Você provavelmente está pensando que eu pirei na batatinha, pois você é uma pessoa, de carne, osso e sentimentos, e não um muro, e muito menos uma ponte, feita de tijolos, cimento e alguma estrutura. Mas caro leitor, todos nós temos um pouco de ponte e um pouco de muro em nosso interior. Explico.

Somos pontes quando nos permitimos lutar por nossos objetivos, fazer novas amizades, superar nossos medos e traumas. Somos muros quando acreditamos que somos donos de verdades absolutas, não precisamos de nenhum amigo, e tememos o não. Somos pontes quando queremos saber sempre mais, e muros quando achamos que sabemos tudo. Pontes unem, muros separam.

Com essa breve explicação, volto a perguntar: "Você é um muro ou uma ponte?". Você se boicota ou encara cada desafio que aparece na sua vida? Você foca mais na sua evolução ou fica na janela observando o progresso alheio e se lamentando? Você exercita o dialogo ou apenas briga? 

O problema da grande maioria é que, não pensam nas consequências de suas ações. Enclausuram-se em seus mundinhos minúsculos, com poucos gatos pingados como aliados e petrificam em suas próprias concepções e conservadorismo, não permitindo-se evoluir como tem que ser. Rebelam-se com criticas, inibem as próprias falhas, ao mesmo tempo que apontam dedos instáveis para as falhas dos outros. Quem é muro, segue insatisfeito com a vida que leva, mas não faz absolutamente nada para mudar. Quem é ponte também é insatisfeito com a vida que tem, mas sempre segue em frente para mudar e aprimorar, transformando ignorância em sabedoria, irritação em paciência, sonhos em objetivos.

Muros privam, acorrentam, inibem o futuro. Pontes auxiliam na conquista, pois não bloqueiam o caminho, ao contrário, abre ele, rumo ao futuro, que sempre será incerto, mas que depende de nossa força de vontade para torná-lo um presente satisfatório. Escolha ser uma ponte, por mais simples que essa venha a ser, para alcançar o futuro.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário