sexta-feira, 4 de julho de 2014

DPF - Você sofre?



Você sofre de depressão pós-férias? Como faz para superá-la? Chega mais, puxe a cadeira, pretendo prolongar a prosa com você. Eu sempre me sinto deprimida em estágio mega blaster avançado quando minhas férias acaba. Chego a chorar, juro! Na minhas últimas férias, no aeroporto antes de embarcar, meu coração estava todo apertado, doía que só. Quando aquela mau humorada avisou no super alto falante dela: "Atenção senhores passageiros com destino ao Aeroporto Internacional de Guarulhos, queiram se dirigir ao portão 24", eu quase desabo. Choro de forma sentida (queria fazer aquelas encenações que só criança consegue e tem coragem, espernear, dizer que de lá eu não saio, que ninguém me manda de volta, mas não dá, né?). Quando subo no avião, esqueço que estou indo de volta pra casa, e fico toda entretida folheando a revista da companhia aérea para já planejar minha próxima viagem. Que paranoia, né? Estou viajando e já pensando na próxima viagem. Insatisfação? Não, insaciedade. 

Daí depois de mais de nove horas de voo, vem o piloto e joga aquele balde de água fria: "Tripulantes, preparar para pouso!". Daí lá estou eu, com olhos marejados, já sentindo saudades da viagem que acabou de acontecer. Resumindo: Minha depressão pós férias começa no aeroporto, antes de eu embarcar rumo à minha casa. Não que eu não goste de voltar para casa, eu gosto. Chega uma hora que nada, absolutamente nada no mundo substitui nosso chuveiro, nossa cama, nosso travesseiro, nosso quarto. É que a gente se apega, que nem carrapato em coisa boa e gostosa. A gente não quer ver o fim. Mas o fim acontece, é inevitável, precisamos voltar a labuta e ganhar dinheiro para planejar uma próxima viagem inesquecível, e sofrer (como num looping sem fim) uma nova depressão pós viagem.

Como eu faço para superar minha depressão pós viagem? Revendo amigos, bisbilhotando as fotos tiradas, contando os contratempos engraçados que ocorreram, e acima de tudo, planejando uma nova viagem. Viajar é abrir um leque de possibilidades para o aprendizado, é abrir as portas da sua vida para o novo. Não há nada de mau em planejar a próxima viagem, mesmo quando a sua mal chegou ao fim. Não há nada de mau em alimentar essa insaciedade em absorver outras culturas (contanto que essa insaciedade não venha a te falir). 

Enquanto a minha nova viagem física não chega, vou relembrando as viagens passadas, escolhendo fotografias para meu mural, dando dicas para amigos que irão para o destino que eu já fui. Supero a depressão lendo matérias, escutando relatos dos meus amigos viajantes, mergulhando em livros.

E você como faz para superar essa depressão? 


Nenhum comentário:

Postar um comentário