quarta-feira, 4 de junho de 2014

Viajar não é coisa (só) de rico



Bom, já escrevi uma vez por aqui o quanto eu gosto de colocar uma mochila nas costas e viajar por ai, conhecendo o que antes era desconhecido aos meus olhos, e agregar um pouco de cultura. Daí, lá venho - de novo - escrever sobre isso, mas baseada em outras percepções que antes não eram assim, tão claras.

As pessoas tem o falso conceito de que viajar é coisa só de rico, que pra elas as coisas não são assim tão fáceis. Então eu vou contar um segredinho aqui, que eu permito que você espalhe para quem quiser. Eu não sou rica (financeiramente), embora tenho uma riqueza sem fim em vontade de superar minhas limitações, em saúde, em alegria, em acreditar que eu posso sim, conseguir conquistar muito conhecimento. O que você precisa, acima de tudo, para viajar é vontade, planejamento e fé. Vamos lá para as explicações:

Você precisa, acima de mais nada, querer. Ter vontade de arrumar as malas e seguir rumo ao desconhecido, sair da zona de conforto. O planejamento é preciso, definir destinos, hospedagem, etc. Juntar dinheiro na poupança, no colchão, no cofrinho. Acima de tudo fé, mas fé em você mesmo, que você merece sim viajar e conhecer os lugares que sonha em conhecer, e acreditar que isso é possível e depende unicamente de você!

Na vida podemos comprar casas, carros, computadores, celulares e um monte de outras coisas materiais, coisas essas que só conseguimos porque trabalhamos e juntamos o dinheiro. Uma troca justa, não é? Trabalhar para poder comprar coisas que nos trazem comodidade, conforto, alegria e conhecimento. Mas a única coisa que levamos conosco realmente são as nossas experiências. Viajar não é coisa (só) de rico. Viajar é coisa de quem ama a vida e ama aproveitar os momentos, as oportunidades. No meu ver, não deixa de ser um investimento. Como em uma empresa,  só que um investimento em você. 

Eu deixei de fazer algumas coisas durante um ano, economizei bastante, guardei dinheiro até no cofrinho (É sério!) e consegui fazer uma coisa que queria ter feito há muito tempo (Mas antes não havia o planejamento e a fé de que eu merecia - Mas isso mudou!). A sensação não é só boa porque eu vou conheci um dos lugares que mais sonhava em conhecer (Sonho de infância, alimentado por filmes, fotografias, experiências alheias), mas também, sensação de vitória e orgulho por conseguir realizar o meu sonho com o resultado do meu esforço e trabalho, pois sem isso, o sonho seria completamente inviável.

Então, como relatei anteriormente, viajar não é coisa (só) de rico, até porque, quem é rico, também se programa para viajar, pesquisa, planeja e acredita ser merecedor de tal prêmio, já que rico, também trabalha. 

As coisas podem não ser tão simples, mas são possíveis. Para realizarmos sonhos, atravessarmos oceanos, precisamos apenas acreditar que somos os únicos responsáveis por conseguir. A velha história de que quando acreditamos que somos capazes e habilitados, movemos montanhas. Então pare com desculpas esfarrapadas e faça por merecer suas próprias conquistas. 

Aqui estão algumas amostras da realização do meu sonho. Mas são só lembranças físicas para que um dia, caso eu perca meu bom senso, ter provas que fui capaz de correr atrás - e realizar - um dos meus infinitos sonhos. Mas isso é apenas algo pequeno em relação ao fato de estar lá, vendo tudo pertinho, saindo da minha mente e projetando na minha frente.

Portanto, só pra constar mais uma vez, para viajar você precisa levantar cedo, trabalhar, selecionar quais são suas prioridades, renunciar temporariamente à alguns caprichos. Experiência própria, vale a pena cada centavo poupado. Viajar não é coisa de outro mundo, é coisa para você incluir no seu mundo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário