sexta-feira, 6 de junho de 2014

As 7 Maravilhas do Mundo


Você está achando que esse texto aqui é para falar sobre as 7 maravilhas do mundo - seja do mundo antigo ou mundo moderno. E acertou, vou falar exatamente sobre isso! Mas eu suspeito que não estejamos falando do mesmo assunto. Não falarei das 7 maravilhas "materiais", que vira e mexe são assuntos estampados nas revistas de viagem e história ou de matérias de TV. São outras maravilhas, bem mais acessíveis, mas parar chegar até elas, o esforço é o mesmo que para a outras.

Mas que maravilhas são essas? Onde elas foram descobertas? Que impacto elas causam em nossas vidas? Calma, aqui não vai ser nada como o Globo Repórter. Segura a ansiedade ai que eu já vou falar, mas se você ousar fazer um coral: "Conta! Conta! Conta!" eu vou enrolar mais um pouquinho. Mentira, não vou enrolar porque eu não gosto de enrolação.

Vamos à essas maravilhas espetacularmente maravilhosas para nossa breve vida?


I- FELICIDADE

Eu sei, é cientificamente comprovado que é impossível ser feliz para sempre. Mas que tal não ser infeliz pra sempre? Quer tentar ser feliz nesse exato minuto? Isso não chega a ser difícil. Não envolva muitos cifrões para buscar sua felicidade, ela não precisa disso tudo. Uma música, um abraço, uma mensagem, um pedido de desculpas, dar a preferência para o pedestre. Pequenas coisas trazem uma felicidade verdadeira, ver um filme, rever algum parente que se gosta muito, comer algo que se ama, e por aí vai. Busque a felicidade ao seu redor, em doses homeopáticas, e fique feliz pelo fato de você poder despertar tal sentimento. Não se frustre por não ser feliz 24 horas por dia, isso é impossível mesmo, mas não deixe que os contratempos transforme um minuto de felicidade em horas de amargura e melancolia. Busque ver o lado bom em tudo, principalmente em acontecimentos ruins. Não tem dinheiro para viajar? Que tal ler um livro e viajar para lugares que você sequer imaginou? O carro não pega? Que tal ir trabalhar andando ou de ônibus para poder observar melhor todo o trajeto? Não é só nos acertos que evoluímos. Nosso maior crescimento acontece com os erros. Sim, a felicidade é uma das 7 maravilhas do mundo. Não sabia, não? 

II - SIMPLICIDADE

Ser simples não é renunciar a todo conforto e a tudo que seja moderno, muito menos se abster de tudo que seja inovador. Ser simples é ver o significado das coisas não pelo seu preço - pois simplicidade não é algo ligado diretamente a bens materiais - é algo interno. É valorizar coisas essenciais, aplicar o que se acredita e preencher os vazios físicos e não físicos de uma forma saudável. Explicar simplicidade é algo complexo, que engraçado, né? Não julgue um livro pela capa e nem as pessoas pelos os que elas vestem, pois o conteúdo que ambos guardam em seu interior, pode te surpreender. Não tente ser algo que você não é, para impressionar quem quer que seja. Você primeiramente tem que aceitar o seu jeito, para ser aceito pelos demais. Simplifique sua vida, tente eliminar tudo que venha a complicar o desenvolvimento de suas tarefas. 


III - AMOR

E quem é que vive sem amor? E esse amor é amplo, é um leque de possibilidades. Amor pelos pais, irmãos, primos, tios, avós. Amor pelo cachorro, pelo marido/esposa, pelos objetos (por mais fútil que esse último venha a ser). Ah, e o amor próprio, já estava me esquecendo. Essa é um das maravilhas do mundo, o que torna a nossa vida bem mais fácil e que nos estimula a crescermos como pessoa. Desenvolva o amor pela leitura, pelas artes, pelos relacionamentos humanos. Amor pelo respeito, pela felicidade, pela paciência. Amor pelo amor. Não estou dizendo para você amar tudo e a todos, mas amar como se não houvesse o amanhã (Sábio Renato Russo!). Você não precisa canalizar amor por alguém que você não nutre uma gotinha de empatia, mas você pode (e deve) canalizar o amor que há dentro do seu ser para algo que goste e te faça bem. Só recebemos aquilo que temos. Pense nisso!


IV - RESPEITO

Seria magnífico que todos considerassem esse item como uma maravilha do mundo, né? Respeitar os semelhantes, a natureza, a si próprio. Respeitar as diferenças que existem, a liberdade de expressão, tudo ao redor. Seria muito fácil lidar com a vida, em um todo, se o respeito fosse praticado diariamente. Respeitar para ser respeitado, e respeitar mesmo que seja desrespeitado. Eliminar as diferenças raciais e religiosas. Você não precisa, necessariamente, entender o que se passa na cabeça do outro, mas você precisa respeitar o que ali se passa. 



V - PACIÊNCIA

Vivemos na era da velocidade. Queremos tudo pra ontem. Carros velozes, internet rápida, imediatismo na certa. Perdemos a paciência com a menor demora que surja. Ficamos sofrendo pelo atraso que ainda não ocorreu, trocamos livros por filmes, carros por aviões, vida real por tecnologia avançada. Não temos paciência para viver um dia após outro e queremos, de forma rápida e precisa, a solução de tudo naquele exato momento. A paciência é inimiga da perfeita, já dizia o velho ditado. Ser paciente com as próprias limitações é uma das lições que mais temos dificuldades em aprender. 

VI - RESILIÊNCIA

A resiliência é a capacidade de superar situações de crise e aprender ela. O melhor exemplo, ao meu ver, sobre a resiliência é o bambu. Na maior ventania que que o atinja, ele se molda para que não venha a quebrar. Ser resiliente é aprender com toda e qualquer dificuldade, ver o lado positivo de determinada situação (que à primeira vista é só trevas). É saber que tudo é transitório, tantos os momentos bons, quanto os ruins, e isso é necessário para que possamos amadurecer e aprender com as diversas situações que somos acometidos em nossa vida. 

VII - EMPATIA

O grande professor e escrito Eugênio Mussak (sim, ele é brasileiro!) foi muito claro na sua definição de empatia. Segundo ele a empatia pressupõe compreensão e estabelece uma comunicação inteligente. Compreensão do quê? Comunicação inteligente de quê? Simplificando, é se colocar no lugar do outro. Não julgar, apenas ver a situação sobre o olhar que uma determinada pessoa esteja vendo. E empatia não tem absolutamente nada em comum com a simpatia. Pois a diferença entre ser solidário (simpatia) e ser compreensivo (empatia) é muito grande!.


Adquirir essas 7 maravilhas do mundo é uma tarefa um pouco difícil (mas como vivo repetindo, não é impossível). A velha história que um degrau de cada vez é a forma mais segura de chegar  onde se quer chegar, vale para adquirir essas maravilhas. Confesso que, estou nessa viagem há algum tempo, em busca de dessas maravilhas em minha vida. Sim, nós temos a capacidade de adquiri-las e agregá-las em nossas vidas e assim, viver em abundância de sentimentos bons. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário