terça-feira, 25 de março de 2014

Vida Simples


Escrever sobre simplicidade é algo muito complexo. Ter uma vida simples também parece ser algo complexo, mas é mais simples do que você possa imaginar. E como eu gosto de exemplos simples, darei alguns exemplos simples. 

Eu venho buscando simplicidade para minha vida há alguns anos. De várias maneiras, uma mais doida que a outra e vem dando muito certo. Parei de complicar tudo, e tentar filtrar ao máximo possível qualquer informação e atitude. A primeira semana não é nada fácil. Somos educados, de certa forma, para complicarmos tudo, questionarmos os mínimos detalhes. Somos instruídos a nos tornarmos os melhores: filhos, alunos, namorados, pais, companheiros, profissionais. E achamos (erroneamente) que a complexidade é a saída para a vida perfeita e feliz. Mero e grande engano. 

Eu sempre busquei simplificar minha vida e ganhar tempo. Na época da faculdade, sair de casa às 07:00 da manhã e só chegar por volta da meia-noite era algo tão pesado e exaustivo, que eu queria simplificar minha rotina. Troquei o ônibus pela moto. Sim, ganhei muitas horas por dia, tive mais tempo para dormir, estudar e me alimentar, ganhei uma pouco de qualidade de vida. Só que, chegou uma época (após um acidente de moto) que resolvi prezar pela segurança, e comprei um carro. Mas com a compra do carro, eu perdi a agilidade que a moto me dava, mas ganhei mais conforto e segurança. Mas eu ainda não estava satisfeita, porque o carro me beneficiou em muitos pontos, mas eu sentia que eu estava sendo prejudicada em outros pontos, e assim, a balança começou a pesar mais para um lado. 

Troquei o carro pelas pernas. Não vendi o carro não, ele está na garagem, a espera de ser utilizado em momentos adequados. Mas preferi trocar quatro rodas à gasolina, por duas perdas movidas à energia vital. Eu precisava praticar urgentemente as minhas convicções: de preservar o meio ambiente e cuidar mais de mim, porque convenhamos, eu vivo no meu corpo e preciso cuidar dele. Uma luz acendeu em minha cabeça! Eureca! Eu estava economizando dinheiro não gastando com gasolina, estacionamento, manutenção do carro, estava fazendo uma atividade física (economizando na academia) e vendo a vida por um outro angulo, sem janelas para obstruir minha atenção. 

Esse pode ser um exemplo mega bobo, mas a simplicidade é boba se analisarmos friamente. Ser simples é ser feliz com o que se tem, com as possibilidades que estão ali, para você aproveitar da melhor forma possível. Você pode estar montada no luxo e continuar sendo simples. Você feliz com você.

Simplicidade é adaptar coisas para a vida que acrescentam, é cuida da própria vida, valorizar-se no todo, é sentir prazer em coisas... simples. Você não precisa fazer piquenique em um parque se você tem um belo de um quintal em casa, você não precisa complicar as coisas para conseguir o resultado desejado. 

Uma vida simples pode não ser o sonho de todo mundo, mas quanto mais você encontrar valor em sentir o sol batendo no rosto, em andar descalço, em raspar o resto da massa de bolo que ficou no pote da batedeira, em escutar o vento movimentando as folhas das árvores, em admirar as flores brotando na primavera e as folhas caindo no outono, em escutar mais o seu eu interior, mais seu "vazio" será preenchido e mais satisfeito será com a vida que leva. Quando a alma está leve, o corpo também fica. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário