terça-feira, 1 de abril de 2014

Copa: ter ou não ter?


E os buxixos estão começando. Nas redes sociais já estão sendo vinculados videos contra a copa. Tem até manifestação sendo marcada e outras acontecendo. Afinal, querem ou não querem a copa? Tem gente que quer e tem gente que não quer. Justo. Pra quem não sabe, na África do Sul também houve manifestações. E você sabe porque houve? Porque é um país em desenvolvimento, assim como, o Brasil também é. 

Acontece o seguinte: É revoltante tantos milhões serem destinados à obras mega faturadas, enquanto, as necessidades sociais da população não são sanadas. Quem vive em função do transporte público, da saúde pública, da educação pública, tem sim o direito de reivindicar melhorias e questionar porque tanto dinheiro para um lugar e míseros centavos para outro. 

Sim, sediar um evento desse, em um país que está em desenvolvimento, com escândalos semanais de políticos corruptos, vendas ilegais de bens, etc, pode ser um problema. E é um problema. Mas todo problema precisa ser solucionado, correto? Não se deve jogar pó para debaixo do tapete, certo? Não estou aqui para falar de politicagem, embora o texto remeta para isso, mas é para falar de cobrança justa e de forma educada. 

Não adianta queimar ônibus: Lembre-se que, você depende dele para sua locomoção. Não adianta quebrar as cadeiras e carteiras da escola, assim como destruir os banheiros e a biblioteca, seus filhos, sobrinhos e até mesmo você precisará usar. Chega de alienação! Chega de destruir coisas que é para seu bem, como forma de protestar! Proteste de forma inteligente. Está insatisfeito com a educação que seu filho anda recebendo? Vá até a escola, participe das reuniões, acompanhe tudo de perto. Quer um transporte público decente para trabalhar? Não quebre os bancos, não piche os mesmos. 

Tendo copa ou não, o que tem que mudar é a cabeça de cada um, deixar de procurar culpados e fazer a própria parte. E digo isso para políticos também, deixar de lado rixas de partidos e dar continuidade de projetos sociais, e seguir com o desenvolvimento do país e não retardando isso.

Precisamos ter a copa? Na minha opinião sim. Precisamos ter hospitais decentes? Com toda a certeza. Escolas devidamente equipadas? Também! Mas precisamos, acima de tudo, ter consciência que não é necessário destruir para conquistar. É tão difícil conseguir um progresso, e bloquear isso chega a ser burrice. 

O país precisa de investimentos urgentes para a educação, saúde e habitação, assim como, para outras áreas também. Como cidadãos, temos a obrigação e o dever de exigir essas melhorias, e se for de uma forma educada, melhor ainda.  


Um comentário:

  1. o que eu vejo é uma alienação geral do País, com um pouco de raiva pelos anos de abusos dos governantes. Sinto que o povo em geral chegou ao limite, não aguenta mais essa politicagem ruim e sem rumo, pela primeira vez eu vejo que não há ninguém para votar, simplesmente não á políticos a altura do nossos problemas.
    O Brasil vive um momento delicado, aonde o povo é um barril com pólvora e a qualquer momento irá explodir.
    Eu quero a Copa do mundo, eu amo futebol, vivo por isso, mas quero melhorias na minha e na vida das pessoas ao meu redor, pois a copa provou que sim, dá pra investir e fazer algo bom no País.
    A culpa não é a copa, mas sim dos políticos que nos representa, que deixaram o povo chegar no seu limite. Isso me assusta, com tantas greves uma hora o País tende a parar por completo e povo tomar o que é seu por direito

    ResponderExcluir