terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Sustentabilidade


Sustentabilidade é um assunto vasto. E convenhamos, está na moda. Mas falando em moda, hoje falarei sobre isso aqui, mas de uma forma sustentável. Eu nunca fui fã de blog de moda, sempre bisbilhotei alguns de vez em nunca, mas dizer que eu sigo avidamente, é um pouco de exagero. Nada contra a moda num todo, mas nunca foi a minha praia viver exclusivamente pra ela. 

Vamos aos fatos e fundamentos? Eu assino a revista Você S/A há cerca de um ano. (Mas peraí sua louca, o que isso tem a ver com moda?). Nesse caso, tem tudo a ver! Posso continuar? Pois bem, e numa determinada edição (que eu não lembro) veio uma matéria: "Do vermelho ao Azul". Fui ler, não que eu estivesse no vermelho, mas eu queria minhas finanças na melhor tonalidade de azul que possa existir. Lendo a matéria, toda a trajetória da ex-consumista Joanna Moura, resolvi que queria bisbilhotar o blog e ver como foi ficar um ano sem comprar uma roupinha sequer, um sapato numa liquidação de 90%. E é agora que começarei a falar sobre moda e sustentabilidade - duas coisas juntinhas.

Sustentar um vício de comprar uma roupa nova por semana, de uma grife chique de morrer, com um preço de afundar transatlânticos não é nada fácil pra quem sofre desse mal e não tem uma fortuna aplicada no banco. A Joanna do 'Um ano sem Zara", resolveu colocar um ponto final dessa bola de neve que estava vivendo e decidiu que tinha roupas suficientes no guarda-roupas para um ano inteirinho, e com isso, colocaria todas as contas em dia, a conta corrente do vermelho iria para o azul e uma poupança deveria ser criada para futuras emergências. Ela durante um ano inteirinho, sob os olhares desconfiados de amigos e parentes, deu um show de diversidade no blog, montando looks de dar inveja, aproveitando peças que ela nem mais lembrava que existia. Tornou-se sustentável. Provou para si mesma que pode sim, viver sem roupas novas mensalmente (ou semanalmente), mudou a forma de lidar com o dinheiro, ganhou uma legião de fãs, patrocinadores, tem uma lojinha virtual magnifica repleta de clientes fiéis.

Quase dois anos depois dessa mudança de atitude, ela vem prezando no blog pela sustentabilidade. Ela ainda compra roupas de marca, porque ela também tem direito, mas ela não compra mais por compulsão, e ela ensina o que aprendeu as leitoras. Ensina a combinar estampas, a fazer uma mala leve, a não ver o belo somente no caro. Uma tipo de moda solidária e autentica que merece ser divulgada e seguida. 

Nada de espernear e alegar gritando aos quatro ventos que você não tem o que vestir, que seu guarda-roupas está vazio, que precisa de roupas novas. Preze pela qualidade do que pela quantidade, olhe com mais carinho para suas roupas - o que não for mais usar, doe, faça um brechó, arrecade uma grana e invista em novas roupas. Só não fique no vermelho por causa de um impulso incontrolável. Precisa de um exemplo, de uma motivação? Leia UASZ - Um ano sem Zara, a Jojo vai adorar um dedo de prosa com você!

Nenhum comentário:

Postar um comentário