quarta-feira, 13 de novembro de 2013

O mundo está ficando chato


As crianças de hoje em dia não sabem se divertir como as crianças de antigamente. Eu, sei bem disso. E você, também. As diversões de antigamente envolviam ações reais, como correr desesperadamente - em bando - depois de apertar a campainha da casa de um desconhecido. Pular corda e amarelinha. Dar cambalhotas e virar estrela. Brincar de pega-pega, esconde-esconde, burro (ou mula?) cego. Andar de bicicleta na rua, sem capacete, joelheira, cotoveleira. As crianças de hoje em dia, são vidradas em tablets e computadores, numa diversão digital que não traz interação. Mas a culpa são dos pais. E nada de fazer essa cara de desentendido, que acabou de ser ofendido em último grau. Proteção demais, gera debilitação. Crianças precisam cair, gritar, gargalhar, se sujar, ganhar ralados, mergulhar na terra ou no barro. Precisam ser crianças. Jogar bola, brincar na balança, gangorra, acampar, fazer piquenique, escalar uma árvore. 

Ok, eu sei, o mundo mudou, hoje tem mais carros nas ruas do que antigamente, tombos na terra eram menos dolorosos que no asfalto, a qualidade do leite não é como antigamente, pois se crianças se quebrarem virando uma cambalhota, pode demorar para os ossinhos se juntarem, não dá mais para apertar a campainha e sair correndo, pois a maioria das casas tem câmeras de segurança, não dá para passar trote porque o identificador de chamadas foi inventado. Sim, o pessoal grande ai, boicotou muito a diversão da garotada nos últimos tempos. 

Falta os pais se sentarem nas calçadas com seus filhos, para tomar sorvete e contar os carros pretos e vermelhos que passam. Deixar a criança se lambuzar de sorvete, raspar a tigela com a massa do bolo, acampar na sala, fazer das panelas sua primeira bateria. Está faltando os pais interagirem com as crianças, deixando seus celulares ultra modernos de lado, e voltarem ao mundo real - lendo uma história, brincando de bonecas ou carrinhos. 

O mundo está ficando chato com tanta tecnologia solta por ai, não que a tecnologia seja algo ruim - num todo não é - mas em parte, sim. A tecnologia veta os relacionamentos interpessoais, muita gente prefere a companhia do seu Iphone do que de um amigo. São conversas interrompidas porque uma mensagem chegou, ou porque precisa responder com urgência um e-mail. Falta interação, diálogo, desplugar um pouco. Enquanto as pessoas - nisso incluo crianças, adolescentes, adultos -, não souberem aproveitar melhor seu precioso tempo, com coisas que realmente agregam, o mundo vai ficando cada vez mais chato, robotizado, internetizado - um saco! 

Está aí uma manifestação que podia infestar as ruas, não só do Brasil, como do mundo - o direito de se divertir sem a tecnologia. Crianças, lutem por seus direitos de subir em árvores, se sujar de terra, ficar fedido de suor, de se ralar brincando, de fazer das cadeiras da cozinha seu castelo! Nada de transformar esse mundo, em um mundo chato, estamos entendidos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário