terça-feira, 16 de junho de 2015

Validade


Um dia desses me peguei emputecida na cozinha de casa. A farinha de trigo tinha vencido há cerca de 15 dias; a gelatina, fazia um mês; e daqui há 2 dias venceria 6 litros de leite. Tanta gente passando fome, e eu perdendo prazos. Dá pra entender a raiva da menina? 

As desvantagens de morar sozinha é isso: Você não pode comprar muita coisa pois não dá tempo (nem conta) de comer tudo. E minha aversão por supermercados, faz com que eu acabe me descuidando dos prazos - acabo fazendo alguns estoques e quando dou por mim meses se passaram. Ossos do oficio e da falta de confiscar. Adianta chorar sobre o leite quase vencido? Não, né? A solução é tomar até se sentir um bezerrinho. 

Mas você já parou para pensar que fazemos exatamente a mesma coisa com as pessoas? Bruna, peraí, desde quando pessoas tem prazo de validade?! Te respondo, desde que o mundo é mundo, as pessoas vencem. Eu já venci o prazo de validade para muitas pessoas, e muitas pessoas também já venceram pra mim. Não está entendendo ainda? Ok, vou desenvolver melhor o assunto.

O que são pessoas com prazo de validade vencido? São aquelas que estão ali na sua vida, empacando, sendo literalmente uma pedra no seu caminho. Não acrescentam em absolutamente N-A-D-A. Só atrapalham, seja com suas reclamações infindáveis ou sua imobilidade incomum. 

Sabe aquele casamento que você anda empurrando com a barriga, onde você não aguenta mais uma virgula do seu marido e ele não aguenta mais uma palavra sua? Venceu! Sabe aquela sua amiga que só sabe falar da vida que anda uma merda, que vê defeito em todo mundo e não está satisfeita nem com o sabonete que toma banho, e sequer pergunta como você está? Venceu! Sabe aquela sua tia chata pra caramba, que cuida da vida de todo mundo, aumenta milhares de pontos num conto e não olha para a própria desordem que anda a própria vida? Venceu. Eu poderia ficar aqui, dando milhares e milhares de exemplos (Porque uma coisa que nunca acaba nesse mundo são exemplos) sobre tipos de pessoas com prazo de validade mais que ultrapassado, mas sintetizarei: Pessoas vencidas são aquelas de mal com a vida, que não vêem perspectiva de evolução, só nos procuram para lamentar-se, para distorcer a vida alheia, ou seja, pessoas bem pobrezinhas de espirito. 

As pessoas vencem, todos os dias, a cada minuto, e conservar uma pessoa "vencida" na sua vida e arriscar ter o prazo de validade vencido também. Então? O que fazer? Arregaçar as mangas, fazer aquela limpeza - a geral mesmo - e ver quais pessoas ainda estão com prazo de validade em dia na sua vida e as que não estão. Sua saúde física, mental e emocional depende muito disso para ficar joia.

"Tirei da minha vida todas as pessoas com o prazo de validade vencido" já escreveu a grande Martha Medeiros em uma de suas celebres crônicas. Se ela disse, tá falado. Eu já comecei na minha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário