segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Tudo novo, de novo!




Chegou dezembro, e com ele, a sensação que todos esperamos: De que o ano por fim acabe, e que o próximo ano seja repleto de coisas boas, alegrias, felicidades, e blá blá blá. Somos acometidos por um sentimento geral de renovação. Mas antes de sentarmos e começarmos a enumerar na listinha os objetivos dos próximos 12 meses, é recomendável olhar com sinceridade o que já passou, analisar os pontos positivos e negativos de tudo o que aconteceu.

Isso engloba tudo na sua vida: relacionamentos, profissional, intelectual. Você conseguiu seguir a listinha do ano que passou? Se a resposta for mais que 50%, acho legal você permanecer alguns itens e acrescentar alguns. Mas se a resposta foi menos... Está na hora de reorganizar suas metas. Tudo de novo, de novo? Nem sempre. Tudo mudar, nosso modo de ver a vida também. Conforme amadurecemos, aprendemos que criamos nossas próprias oportunidades e que elas não caem do céu.

Quer crescer como pessoa? Entenda que você não é melhor que ninguém, que o que você veste não diz exatamente como você é. Não se sinta inferior nem superior a ninguém, somos absolutamente todos iguais, apenas com ideais diferentes. Não use pessoas como degraus, fale somente o necessário. Lembre-se: Ajudar o próximo não é fazer o trabalho dele, e sim orientar. 

Gaste tempo para conversar e conhecer as pessoas com quem convive, elas provavelmente terão histórias e muito conhecimento bom para dividir com você. Exercite seu foco, senso prático, persistência e tolerância. Se estiver com raiva, não se reprima! Grite, chore, isso alivia - e a raiva passa. Faça o bem ao próximo, sem esperar por méritos e recompensas. Gratidão é a fonte para se viver bem. 

Esteja aberto a aprender diariamente, por menor que venha a ser este aprendizado. Esteja aberto também a ensinar, pois neste mundo além de alunos, somos professores. Surpreenda-se com todas as maravilhas que te cerca, com um sorriso de uma criança desconhecida, a percepção de um idoso, o entusiasmo de um adolescente. 

Se você não tem gostado de como tem sido ultimamente e precisa de um motivo para mudar, aproveite o novo ano que está ai. Sim, é menos arriscado experimentar novas atitudes do que fingir que não é com você. Arrisque-se! Você não tem nada a perder.

Apesar de todos os inconvenientes que surgirem, da sua família implicar porque você ainda não saber o que quer ser, por não conseguir concluir sua faculdade, não viajar o tanto que gostaria, pelas pedras no caminho, tente se divertir, levar a vida com leveza, isso acrescentar tanto! No final você ficará mais forte, perspicaz e resiliente. Se não fossem os contratempos, nunca evoluiríamos. 

Independente da cor que você vá usar na virada no ano, lembre-se que tudo é de dentro pra fora. Encha seu coração e sua mente de coisas boas, acredite que você é capaz de conseguir tudo que consta na sua listinha, confie no seu potencial, tenha coragem de inovar e renovar o que for necessário. Se você não acreditar em você, quem mais vai acreditar?

Nenhum comentário:

Postar um comentário