terça-feira, 2 de setembro de 2014

Sobre: A famosa Bienal do Livro


Enfim, eu fui conhecer a Bienal. De começo posso adiantar: Consegui continuar firme na promessa de não comprar livros. 

Sobre a Bienal do Livro: Não gostei. Preços abusivos. Fazendo um balanço do que eu gastei entre ingresso, combustível, pedágio, estacionamento, eu conseguiria comprar pela internet cerca de 6 livros bacanas. A impressão que eu tive? De que as pessoas acham que somos tontos e alienados, começando pelo estacionamento. O preço? R$ 50,00. Sim, você leu certo e eu não digitei errado. Pra você parar seu carro, o valor era de R$ 50,00. Achou pouco? Esse é só o começo.

Pra quem deixou para comprar o ingresso na hora, teve que encarar desorganização e filas quilométricas. Pra quem comprou antecipado (pela internet) não encarou filas - pelo menos nisso eu tive uma santa sorte. Enfim, eu não encarei filas, mas fui jogada para dentro de uma pavilhão que mal dava para transitar. O excesso de pessoas impedia que víssemos quem estava sentado no chão, então os tropeços eram gigantescos e garantidos. Muita gente mal educada (desde pais, quanto filhos). 

Sobre os livros: Caros, caros e caros. Eu sei, que os expositores pagam uma taxa para estarem ali, mas nada justifica o preço dos livros. Exemplo: Os livros do John Green na internet, na Saraiva ou Submarino, você paga em torno de R$ 19,90 à R$ 24,90. Lá era a partir de R$ 30,00. Acho que isso ajudou e muito eu me controlar e não comprar nenhum livro. 

Sobre os stands: Pra quem foi em busca de livros infantis, valia muito a pena adquirir. Os preços estavam justíssimos e de ótima qualidade. A faixa de preço era de R$ 3,00 à R$ 20,00. Pra galera adulta tinha stands de livros por apenas R$ 10,00. Tinham livros bacanas (sobre história), mas as filas para pagar eram quilométricas, e um detalhe: Não haviam pessoas ali para monitorar, então acredito que esses expositores tiveram muito prejuízo, "graças" as pessoas de mão leve.

Ou seja, para uma feira cultural, não havia incentivo nenhum à cultura e muito menos à leitura. Era uma exploração descarada. 

Eu não volto, assim como, não indico. Para um evento tão esperado, as expectativas foram mais que frustradas. Frustrada continuo eu, tendo que escrever sobre algo que me decepcionou em gênero, numero e grau. Talvez eu esteja ficando velha e só prefira livrarias com corredores espaçosos, preços tabelados e um café de onde eu possa admirar todo o acervo que um dia eu ei de ter na minha biblioteca particular.  

Um comentário:

  1. Concordo que estava desorganizado e com preços extremamente abusivos, desde estacionamento passando principalmente pela alimentação. Uma água dentro pavilhão anhembi custava em média 4 reais, sorte que conseguimos comprar antes de entrar (na fila do estacionamento) duas por 5. Mas o que me surpreendeu muito foi a quantidade de gente, uma multidão, é claro que nem todas educadas, porém isso demonstra que parcela da população (maior do que eu imaginava), principalmente os mais jovens, vem demostrando grande interesse pela leitura, e isso é muito bom.

    ResponderExcluir