sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Sobre livros


Jurei pra mim mesma que passaria um ano inteirinho sem comprar livros. Vetei idas à shopping, bloqueei livrarias online. Tive a colaboração de grandes amigos que foram solícitos ao emprestar seus livros, também contei com meu bom senso de reler livros que eu já tenho em minha estante e que acrescentaram muito na minha vida. No meu aniversário os presentes foram livros e chocolates (existe combinação mais perfeita do que essa, minha gente?), e eu fiquei radiante ao ver meu amor sendo lembrado pelos amados. 

Existe uma tênue diferença entre gostar de ler e gostar de livros. Quem gosta de ler, lê qualquer coisa. Digo isso sem medo algum, pois é a mais pura verdade, a leitura pode ser de uma revista, um cartaz, uma bula. Já quem gosta de livros é quase inexplicável o sentimento. É o toque, é o cheiro, é a textura, é o conteúdo que envolve, hipnotiza, transgride. Existe mágica mais real do que entrar num livro e sair de lá completamente mudado? E livro pra mim não é só enfeite. Tenho que ler, sublinhar as passagens que me tocam e emprestar para que as pessoas possam também, aproveitar o que o livro tem a ensinar. 

Daí como essa promessa só vale para compras próprias, eu resolvi presentear todos os aniversariantes com livros. Por um lado, eu estava incentivando a leitura, por outro lado, impondo que a pessoa lesse. Entre prós e contras, fiquei bem feliz da maioria ter lido, ter gostado, ter agradecido e o melhor, ter me emprestado o livro para que eu pudesse também, aproveitar da leitura e do presente. 

Uma observação bem relevante: Estou no meu oitavo mês de promessa e eis que hoje começa a 23º Bienal do Livro em SP. Outra observação bem relevante: Eu nunca fui na Bienal. Mais uma observação relevante: Eu vou. Eu sei, estarei a prova de fogo. Tantos livros, uma só paixão, em um só lugar. Vai ser difícil resistir. Eu sei. Nem fui ainda e to aqui, sofrendo por antecipação. 

Bom, em breve haverá um post sobre minha experiência bem sucedida (assim espero!) da Bienal. Pra quem for: Boa diversão e boas compras!

Nenhum comentário:

Postar um comentário