sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Papai noel e outras invenções

Lembro nitidamente, como se fosse hoje, a minha descoberta que papai noel não existia. Não foi a pior decepção que tive em minha vida, confesso, pois a maior de todas foi descobrir que coelhinho da pascoa não existia. Foi frustrante e bem deprimente. Mas enfim, ossos das infância. Mas porque eu estou falando isso? Porque o natal passou? Porque a pascoa está chegando? Porque as pessoas nos contam mentiras? Não, não tem nada a ver com isso, mas que fique sendo.

Um dia desses eu desacreditei com todas as forças que eu ainda tinha dentro de mim que pessoas acreditassem em "Papai Noel" (Pra quem não entendeu, essa frase é irônica). Chegou uma pessoa, para vários ADULTOS e disse meia toneladas de palavras previamente estudadas e iludiu metade dos presentes. Juro, fiquei boquiaberta. As crianças de hoje em dia são bem mais espertas do que muita gente grande solta por aí. 

Eu observei atentamente os olhos iluminados de todas aquelas pessoas, repletos de felicidade (estavam falando em basicamente em dinheiro, caso você esteja curioso a respeito do tema), achando que ali nascia a solução para muito de seus milhares e infinitos problemas. Chegou certo ponto, eu tive uma vontade absurda de  levantar e dizer: Galera, isso é um stand up, e vocês caíram na pegadinha do malandro, mas fiquei sem jeito de decepcionar tanta gente ao mesmo tempo, eu era minoria, talvez a única criança naquele recinto.

Eu sei que são tempos difíceis, que precisamos de uma luz de esperança, mas não somos (nem todo mundo) burros, que apesar de sermos jovens, somos espertos e sabemos distinguir quando somos esganados descaradamente e quando a pessoa está tendo uma boa-fé.

Há alguns ditados que nunca saem de moda. Exemplos? Quando a esmola é demais, o santo desconfia/ Tapar o sol com a peneira/ O pior cego é aquele que não quer ver/ Arrumar sarna pra se coçar.

Por favor, por favor, por favor. Não acreditem em tudo o que falam. Argumente, se preciso for. Não diga amém para algo só porque todo mundo está a favor. Acredite em suas intuições. Pois o seguro morreu de velho.


Nenhum comentário:

Postar um comentário