quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Polemizando


Uns tempos atrás, eu escrevi uma coisa aqui que desagradou tanto os gregos, que eles resolveram revidar Troia. Tipo história de mitologia grega, mas a arma eram dedinhos revoltosos e línguas afiadas! Mas isso é algo do passado, embora o tema não seja algo do passado.

O que é caridade pra você? O dicionário é claro na descrição: esmola, favor, beneficio, bondade, compaixão. Eu particularmente, discordo das três primeiras definições. Tenho minhas próprias opiniões sobre isso e acredito que elas não sejam revelantes o suficiente para serem abordadas nesse texto. Caridade pra mim é um ato de BONDADE e COMPAIXÃO. 

E a caridade não está apenas na forma material. Doar um sorriso ou até mesmo um abraço, é uma forma de caridade. Há quem precise de sentimentos assim para acreditar e seguir em frente. Mas a caridade na forma material e até mesmo na imaterial, tem sido camuflada pela vaidade. Vamos sintetizar?

A caridade, na minha singela e humilde opinião, é fazer uma doação anônima e não contar para absolutamente ninguém, nunca! Nunquinha mesmo! É ajudar quem precisa não por obrigação, status ou reconhecimento, e sim, porque é o certo a fazer. Pois essa é a verdade essência da caridade: Fazer o BEM sem querer absolutamente nada em troca, e nisso eu incluo um simples "Obrigado". 

Existem pessoas em toda parte do mundo que, só pratica a caridade em troca de reconhecimento, moral e aplausos. É lamentável, mas é algo válido. Pois toda ajuda é válida, independente das verdadeiras intenções das pessoas, se faz isso de coração, ou faz para se promover de alguma forma. 

Mas eu ainda, como uma simples tola, ainda acredito que a forma mais bela de praticar a caridade, é aquela feita unicamente com o propósito de AJUDAR quem precisa, sem pequenas divulgações, sem egos exaltados ou vaidade embutida. Doar um sorriso, um abraço, uma atenção não é esmola, favor, nem obrigação nenhuma se a nossa intenção é trazer um pouco de alegria e esperança para alguém que está deficiente desses sentimentos. Doar um quilo de alimento, uma roupa ou até mesmo um móvel, não é esmola, favor, nem obrigação pra quem quer ajudar na construção de um lar. E sair contando aos quatros ventos o quanto você é caridoso, o quanto faz isso e aquilo não te torna uma pessoa boa, de fato.

É fácil? Eu admito que não é nada fácil. Quer um exemplo? Ricardo Coiro diria: "É como beijar a Angelina Jolie e não poder contar ao seu melhor amigo".

Um comentário:

  1. eu concordo em genero, numero e grau. Penso exatamente dessa forma!
    bjao!

    ResponderExcluir