segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Dia de Lamentação


Pra quem não sabe, eu voto desde quando me entendo por gente. Dá época em que nem urna eletrônica existia. E eu todo ano perguntava pra minha mãe se tinha eleição, por dia de eleição, era o dia mais feliz da minha vida. De manhã, eu ia votar com o meu pai, a tarde eu ia com a minha mãe. E nesses dois passeios, um era de um lado da cidade, e o outro era, do outro lado, eu tomava sorvete, perguntava aos meus pais sobre porque tínhamos que fazer isso, qual era a importância dos "x" nas cédulas, ou dos números da urna eletrônica. E ambos diziam a mesma coisa: "Estamos votando pelo seu futuro!". E como naquela época eu ainda era uma criança, eu perguntava o que eles estavam votando pelo meu futuro, pois naquela época, meu sonho era ter uma banca de revistas! 

Meus pais nunca abordaram sobre política na minha frente. Pra dizer bem a verdade, acho que eles nunca gostaram muito do assunto. Nunca os vi discutindo entre seus amigos que o candidato A era bem melhor que o candidato B, eles tinham muitas outras para fazer do que discutir por algo que não era assim, tão relevante. Mas uma coisa talvez eles não soubessem, ou se soubessem eu nunca havia percebido: Eles não estavam votando pelo MEU futuro, eles estavam votando por NOSSOS FUTUROS. 

Mas o que eu quero dizer com isso? (Ok, ok, eu já sei que escrevi sobre política esse mês e minha cota está por um fio). É que não adianta eu, você, fulano ou sicrano ficar gritando, esperneando e bufando sobre direita ou esquerda. Cada um sabe o que o leva a escolher o seu candidato. Não vale a pena deteriorar amizades e relacionamentos por causa de um evento assim, que ao mesmo tempo que é muito importante, não é. 

Não estou falando de terroristas ou playboys, estou falando de pessoas. Pessoas que as vezes gostaria de discutir sobre viagens, filmes, coisas leves para aproveitar a companhia de quem está ali. Discutir politica, NO MEU PONTO DE VISTA, é algo completamente banal, pois com todo o perdão da palavra, a opinião de cada um é como se fosse uma bunda, cada um tem a sua e faz o que bem entender dela.

Não votou 13? Beleza. Não votou 45? Beleza também. Votou em branco ou anulou. Lógico que, economicamente falando, o novo governante é quem decidirá como seguirá o futuro da nossa economia. Mas tirando isso, você é o único responsável por seu futuro. Ninguém mais é responsável por isso. Então pare de culpar nordestinos por isso. Não fale mal da corrupção da Dilma se você falsifica carteirinha de estudante para pagar meia em tudo, ou não fale sobre os erros do Aécio se você conduz o seu automóvel alcoolizado.

E como suspeitei desde o principio, (Da-lhe Chapolim Colorado!!!) os inconformados de plantão estão chamando as pessoas de retardadas porque elas votaram em alguém que eles não aprovam. Elas também devem achar que você é uma aberração da natureza por cutucar o nariz em público e soltar pum dentro de um ônibus lotado. Vivemos numa época em que, cada um faz o que é melhor para si, e não o que é melhor para todos. Entendeu?

2018? Eu voto no Tiririca para Presidente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário