segunda-feira, 2 de novembro de 2015

O que te falta?

O que falta na sua vida? Aquela casa top na praia? Aquele carro do ano? Aquele marido compreensivo? Aquela esposa inteligente? Filhos bem educados? Dinheiro na poupança? Viagens 05 vezes ao ano? IO bolo de fubá da sua avó? 

Pra mim, falta paciência. Indiscutivelmente. Ontem, hoje e amanhã. Paciência para esperar, para aceitar os contratempos que dão um banho de água fria nos meus planos. Paciência pra não mandar certas pessoas pra onde Judas perdeu as botas, paciência para ler o livro com toda calma do mundo. Para os poetas, falta um pouco de sofrimento pra aflorar as palavras cantadas e rimadas. Para os jornalistas, deve faltar palavras para transformar frases em bons textos. Para os advogados, argumentos. Para os vendedores, clientes. Para os alunos, interesse. Para os educadores, motivação. Para os engenheiros, obras. Para os bancos, devedores. Para os corredores, um tênis perfeito. Pra gente sem vergonha, um belo tapa no pé da orelha. Para o governo, desculpas. 

As vezes, falta dinheiro no resto do mês. Falta um pouco de compaixão com o próximo. Falta coragem. Coragem pra quê? Pra reconhecer que errou, que pisou na bola, que fez meleca no meio de campo, ou simplesmente sair da zona de conforto e tentar ser feliz de outra maneira. Está faltando água, árvores, clareza nos sentimentos e nas intenções. Falta felicidade, e não a felicidade comprada, mas aquela que surge numa roda de amigos ou sozinha numa praça, e traz uma gratidão tão grande que você se pergunta: Se eu tenho isso, não preciso de mais nada, certo? Então o que é que eu realmente estou buscando? Eu sei, está faltando dinheiro no bolso de muita gente e sobrando na cueca de outras tantas. Precisamos nos alimentar, nos vestir e o dinheiro é nossa moeda de troca. Falta ética, dignidade e respeito. Por ora, falta a tal busca de tal coisa que nem sabemos, de tão perdido que estamos nessa falta de direção.

Falta viver sem padrões. Falta ser honesto consigo. Falta ser honesto com os outros. Falta ser feliz por nada, e por tudo também. O que falta para todos nós é consciência de que o que falta para alguns, sobra para outros. Um ciclo viciante? Sim. Acumulamos tanto que vivemos vazios, somos ocos em conceitos e considerações. Cegos para a verdade que está bem debaixo do nariz, falta separar a emoção da razão, o certo do errado. Falta cultura, paixão, meta, sonho, vontade, ambição. 

Falta maturidade para alguns; espirito esportivo para outros. Falta um empurrão para alguns; um chega pra lá para outros. Falta mais dias chuvosos com chocolate quente e pensamentos à solta para encontrar o equilíbrio de não ter absolutamente tudo sob controle. 

Falta gratidão pelos danos, erros, tombos. Pelas decepções, desencontros, sofrimentos. Gratidão por todas as desventuras que te trouxe até aqui, pela cicatriz que traz a tona aquele tombo espetacular de bicicleta, mas que te ensinou a pedalar com precisão. Falta um "beijo pra sarar" da mãe, quando a vida nos vira do avesso e nos obriga a tomar outra direção, sem ao menos nos dar um tempo para chorar. 

O que te falta pra ser feliz, seguir em frente e desatar todos os nós? 





Nenhum comentário:

Postar um comentário